O senador Renan Calheiros (MDB-AL) foi designado relator do Projeto de Lei 1.087/2025, que prevê a isenção do Imposto de Renda para pessoas físicas com renda mensal de até R$ 5 mil. A informação foi confirmada nesta terça-feira (7) pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que decidiu acelerar a tramitação da proposta, limitando sua análise à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), presidida por Renan, antes da votação em Plenário.
A proposta, de autoria do governo federal, foi aprovada na Câmara dos Deputados na semana passada e agora aguarda apreciação dos senadores. Segundo Alcolumbre, a decisão de encaminhar o texto diretamente à CAE tem como objetivo garantir maior celeridade ao processo, diante da expectativa de milhões de brasileiros pela aprovação da medida.
— Eu decidi indicar o presidente Renan Calheiros como relator desta matéria da renda, como única comissão deliberativa no Senado Federal, e, logicamente, em seguida o Plenário — afirmou Davi.
Renan agradeceu a indicação e classificou o projeto como “a matéria mais importante em discussão no Congresso atualmente”. Ele adiantou que a CAE deve realizar ao menos quatro audiências públicas para debater a proposta e afirmou que pretende concluir a análise em menos de um mês.
— O nosso esforço é para que a matéria não volte à Câmara. O que tiver que ser modificado, será modificado. O que tiver que ser emendado, será emendado. O que tiver que ser suprimido, será suprimido — disse o senador.
Aprovado pelo Senado, o projeto segue para sanção presidencial e só então poderá entrar em vigor. A expectativa é que a nova faixa de isenção beneficie milhões de contribuintes em todo o país.







