SSP e MP deflagram ofensiva contra o crime organizado no Sertão de AL

Ação integrada cumpre 34 mandados em Santana do Ipanema e Poço das inci
Cinco pessoas estão presos (Foto: SSP)

Uma grande operação foi deflagrada nas primeiras horas desta quarta-feira (8) no Sertão de Alagoas, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida com o tráfico de drogas e o comércio ilegal de armas. Batizada de Operação Sertanejo, a ação é fruto de uma força-tarefa coordenada entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL).

Ao todo, estão sendo cumpridos 34 mandados judiciais expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital, sendo 9 de prisão e 25 de busca e apreensão, nos municípios de Santana do Ipanema e Poço das Trincheiras.

A ofensiva mobilizou dezenas de agentes das Polícias Civil e Militar, com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da 4ª Promotoria de Justiça de Santana do Ipanema. Segundo a SSP, a ação tem como foco principal enfraquecer uma quadrilha bem estruturada, que operava no Sertão e mantinha conexões com outras regiões do estado.

Investigação e apreensões

As investigações foram conduzidas de forma integrada pelo Gaeco, pela Diretoria de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Dracco) e pelo 7º Batalhão da Polícia Militar. De acordo com os investigadores, o nome “Sertanejo” faz referência direta à área de influência da facção criminosa, cuja base principal estava no interior alagoano.

Durante o processo investigativo, no dia 24 de setembro, a Radiopatrulha do 7º BPM realizou uma importante apreensão de drogas, com aproximadamente 12 kg de maconha e um tablete de cocaína encontrados em um terreno em Santana do Ipanema. A localização foi possível graças ao uso de drone, que flagrou um dos suspeitos se preparando para buscar o entorpecente. Ao perceber a vigilância, ele fugiu do local.

Grande força-tarefa policial

Para garantir o cumprimento dos mandados, foi montada uma força-tarefa envolvendo diversas unidades operacionais. Participam da ação policiais dos Batalhões da PM (3º, 7º, 9º, 10º e 11º), além da 6ª Companhia Independente, da COPES (Companhia de Operações Especiais do Sertão), do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), do Canil do 3º BPM, do Departamento Estadual de Aviação (DEA) e do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv).

Do lado da Polícia Civil, atuam equipes da DRACCO e da CORE, além das Delegacias Regionais de Santana do Ipanema e Batalha, intensificando o combate ao crime organizado na região sertaneja.

Participação da sociedade

A SSP e o Ministério Público reforçam que a população é uma aliada fundamental no enfrentamento ao crime. Informações sobre atividades criminosas podem ser repassadas de forma anônima e gratuita pelo Disque Denúncia 181, com garantia total de sigilo.

A Operação Sertanejo é mais um exemplo da importância da integração entre órgãos de segurança e justiça para o enfraquecimento de facções que impõem medo e desordem em comunidades do interior de Alagoas.

 

 

 

Com informações da SSP