O delegado Rômulo Andrade, titular da Delegacia Regional de Penedo, anunciou nesta terça-feira, 17 de junho, a abertura de um inquérito policial para investigar uma denúncia de crime sexual envolvendo o padre Vanderley da Silva Costa, da Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora.
De acordo com o delegado, o padre Vanderley já é investigado em outro inquérito, relacionado a uma acusação de ameaça. O boletim de ocorrência referente a este caso foi registrado pela vítima na quarta-feira, 11 de junho — um dia antes da data em que teria ocorrido a suposta tentativa de abuso sexual.
De acordo com informações obtidas pela nossa redação, a vítima da ameaça é um homem de 35 anos, que afirmou ser fiel da igreja católica, ministro da eucaristia e coordenador da pastoral do canto da paróquia onde o padre Vanderley atua, na comunidade da Vila Matias.
Em seu depoimento, o homem relatou que, apesar de saber que o padre costumava ter conflitos com outros fiéis, nunca havia tido problemas pessoais com ele. No entanto, na semana anterior ao registro da ocorrência, publicou em grupos da paróquia uma frase atribuída ao Papa Leão: “O mundo precisa de sacerdotes santos, não de gerentes. A formação deve visar a santidade, não apenas a competência.” A publicação teria causado desconforto no padre, que reagiu de forma agressiva nos grupos e em mensagens privadas.
O fiel contou ainda que, após se recusar a apagar a publicação e sair dos grupos, recebeu uma ligação de padre Vanderley, que o desafiou a repetir as palavras “na sua frente, se fosse homem”. Diante da situação e temendo por sua segurança — especialmente por saber que o religioso possui porte de arma de fogo —, ele decidiu formalizar a denúncia.
O depoente também afirmou que outras pessoas da comunidade já teriam sido ameaçadas pelo padre, mas que não prestaram queixa por medo de represálias. A Delegacia Regional de Penedo segue investigando os dois casos envolvendo o padre Vanderley da Silva Costa. O religioso, que foi afastado de suas atribuições pelo bispo Dom Valdemir Ferreira, ainda não se pronunciou publicamente sobre as acusações.
Fonte: Aquiacontece