COP30: entenda o papel da Conferência das Partes na luta contra as mudanças climáticas

O Brasil tem uma longa tradição de participação ativa em fóruns multilaterais sobre o clima
Sessão da COP 28, em Dubai, em que foi formalizada 2 COP 30 no Brasil, em Belém (PA). (Foto: Estevam/AudiovisualPR)

A Conferência das Partes (COP) é um órgão de tomada de decisões da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), convenção que surgiu como uma das determinações da ECO-92, a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada na cidade do Rio de Janeiro em 1992, com representantes de 179 países.

A COP é um encontro global anual onde líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutem ações para combater as mudanças climáticas.

Entre os principais temas que serão discutidos estão a redução dos gases de efeito estufa, financiamento climático para países em desenvolvimento, preservação de florestas e biodiversidade.

O Brasil tem uma longa tradição de participação ativa em fóruns multilaterais sobre o clima. De acordo com informações do Governo Federal, na COP30, “o Brasil deverá mostrar suas soluções para o combate às mudanças climáticas, como o uso de energias renováveis, agricultura sustentável e preservação florestal, além de buscar construir consensos entre diferentes nações”.

As discussões da COP30 poderão ser acompanhadas ao vivo por plataformas digitais, canais de televisão e pela mídia oficial do evento. O Governo Federal também disponibilizará canais de comunicação para que o público possa acompanhar o evento.