Dois eventos na Orla de Maceió nesta última semana assustaram os moradores da região. No primeiro, uma morador de rua usou um pedaço de paralelepípedo, bloco de concreto usado em calçamentos, para jogar numa mulher que estava praticando exercício físico. No segundo, um homem arrombou uma loja de joias na Ponta Verde.
Revoltando com a situação, o deputado Delegado Leonam (União Brasil) publicou em suas redes sociais um vídeo, cobrando medidas governamentais no sentido de coibir esses eventos na capital alagoana, que assustam não só a população local quanto os turistas que visitam a cidade.
Com a pergunta, Maceió tem Cracolandia?, ele coloca as seguintes reflexões: “Imagina você, em sua caminhada matinal, e di nada, um paralelepípedo vem na direção de sua cabeça. Você não é atingida. Agora imagina você juntar todas as suas economias, para abrir seu empreendimento, pagar todos os impostos, e acordar de madrugada com a notícia de que seus pertences foram subtraídos”.
Prossegue o deputado no vídeo: “o que essas histórias têm em comum? Ambos os crimes foram praticados por moradores de rua, usuários de entorpecentes, que tenho certeza, não praticaram só esses crimes, mas muitos outros, além de outros que irão praticar, se um freio não for dado”, destacou.
Leonam disse que a solução não é uma resposta objetiva, mas a Inércia dos poderes públicos em tentar resolver isso, só favorece a criminalidade. “Essas pessoas não podem estar nas ruas, seja porque tem que estar presas, seja porque o Estado não pode achar normal moradores de rua estarem aterrorizando pessoas de bem” afirmou.
O deputado conclui dizendo que Maceió tem hoje verdadeiras Cracolandias, com a presença de usuários de entorpecentes, consumindo drogas e praticando delitos. “Identificar a fonte cauadora do problema nesse momento é o mais fácil, o difícil é aceitar que sabendo a origem dele não vemos uma iniciativa sequer por parte do poder público. Quanto tempo teremos que aguardar para ver uma providência ser tomada?”, questiona.
Veja o vídeo abaixo: