O Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros, publicou no Diário Oficial da União, portaria nº 1.023/2025, que reconhecer a situação de emergência nas cidades de Água Branca, Batalha, Inhapi, Pariconha e Traipu. A decisão foi tomada em resposta às condições desfavoráveis que impactaram nessas localidades devido a seca.
O reconhecimento da situação de emergência facilita a disponibilização de recursos federais, permitindo que os governos locais obtenham apoio financeiro para lidar com os desafios da seca. A medida que tem vigência imediata.
Agora, as prefeituras já podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.
A declaração de situação de emergência visa ainda, garantir a proteção de populações vulneráveis, como idosos, pessoas com deficiência, crianças, imigrantes desabrigados e comunidades isoladas, além de restabelecer a normalidade.
Além das cidades alagoanas, o decreto contempla, três cidades na Bahia, duas no Ceará, uma no Maranhão, três na Paraíba, quatro em Pernambuco, uma no Piauí e três no Rio Grande do Norte.