O jornalista Márcio Canuto será homenageado na Assembleia Legislativa de Alagoas com a Comenda Jornalista Audalio Dantas. Um projeto de Resolução neste sentido foi apresentado ontem, quarta-feira, 12, pelo deputado Inácio Loiola (MDB). A matéria será analisada pelas comissões técnicas da Casa e em seguida votada no Plenário.
“A verdade é que irreverente e carismático Márcio Canuto conquistou o coração e fez a alegria ◦ de muitos por onde passou e deixou marcas indeléveis nos programas Globo Esporte, Esporte Espetacular, Jornal Nacional e Fantástico, com notícias concisas e informativas voltadas para o bem comum”, destaca o deputado Inácio Loiola.
Luiz Márcio Accioly Canuto, conhecido nacionalmente como Márcio Canuto, nasceu em 09 de abril de 1946, em Maceió. Iniciou sua carreira de jornalista, no extinto Diário de Alagoas, no ano de 1963, com apenas 17 anos de idade, como repórter de esportes. Depois atuou em diversos veículos, entre eles, Gazeta de Alagoas, Jornal da Tarde (como correspondente), JB Alagoas, Correio de Maceió, Jornal de Alagoas, Rádio Gazeta e Rádio Difusora.
Após anos de repórter sempre realizando coberturas esportivas com bastante talento na mídia eletrônica regional e nacional, Márcio Canuto assumiu a Direção de Jornalismo da TV Gazeta de Alagoas. Buscando novos projetos nos meios de comunicação, Márcio Canuto mudou-se para São Paulo, em 1988, indo trabalhar na TV Globo São Paulo, onde logo fez sucesso na capital paulista assumindo o título de fiscal do povo no telejornal SPTV.
Em 12 de julho de 2019, Márcio Canuto anunciou sua saída da Globo após 21 anos, pois resolveu se aposentar. Em 2022, Márcio volta atrás da sua decisão e integra a cobertura da Record TV São Paulo para Paulistão 2022, mantendo até o momento a atuação da cobertura do campeonato.
“Márcio Canuto nunca parou de fazer o que mais gosta: ir para a rua entrevistar e informar o cidadão, a cidadã, com irreverência e pintada de humor que tanto cativava o telespectador com reportagens e seu estilo único. Uma marca que ficou gravada na memória do brasileiro apaixonado por esporte, em particular, o futebol”, disse Inácio Loiola.
Por: Roberto Lopes